Projeto beneficia catadoras e catadores em 37 municípios do RS



Oitocentos e dez catadoras e catadores cadastrados, 37 municípios do Rio Grande do Sul atendidos e 36 cooperativas e associações com sua situação econômica diagnosticada: esses são alguns dos resultados do projeto Catadoras e Catadores em Rede, iniciado há dois anos, com apoio do Programa Petrobras Socioambiental.

Os resultados vão mais além: cerca de 200 catadoras e catadores participaram em formações sobre processos administrativos e a organização do trabalho coletivo, da coleta seletiva porta a porta e da comercialização em rede; 567 pessoas participando dos quatro encontros realizados de forma descentralizada nas diferentes redes, entrega de carrinhos motorizados, balanças, equipamentos de proteção individual (EPIs), uniformes e placas de identificação para os empreendimentos.

A instalação de uma unidade de beneficiamento de polímeros, em Gravataí (RS), a ser inaugurada no dia 9, próxima terça-feira, é um dos destaques do projeto. A unidade permitirá a comercialização direta para a indústria, aumentando a renda das cooperadas e dos cooperados. O foco será na produção de pellets brancos e coloridos, a partir da transformação de resíduos de polipropileno (PP) e polietileno (PE). A previsão é de 280 toneladas/ano do material.